Videoarte Generativa – Colóquio Image Play 2021

Por pedroveiga em

Por ocasião da realização do Festival Image Play (International Video Art Festival), fui convidado a apresentar uma comunicação e a temática por mim escolhida foi a Videoarte Generativa, enquanto sub-área da Videoarte, definindo um enquadramento teórico e prático para este sub-género.

A arte generativa é historicamente e geralmente usada na geração de imagens abstratas, correspondendo a fotogramas de instâncias (ou gerações) da atividade de um sistema evolutivo, que se desenvolve dentro dos limites estéticos definidos pelo seu autor/programador.

Mas esses limites estéticos podem compreender ainda vetores mapeáveis aos conceitos de plano, sequência, ritmo e montagem. Pode ainda abraçar uma estética figurativa, e abranger ainda a geração de áudio, continuando todos estes elementos a pertencer a um sistema autónomo.

E neste caso, sendo o seu output um fluxo audiovisual constante e ininterrupto, não será então possível falar-se de videoarte generativa? Dentro desta perspetiva serão abordados exemplos concretos e sugeridos conceitos-chave para que se possa encarar esta área como uma interseção criativa de dois géneros artísticos, frequentemente encarados como disjuntos.


pedroveiga

Artist and visionary