Pós-fake

Por pedroveiga em

Decorreu no dia 11 de Maio a apresentação internacional do segundo volume da obra Cenários Comunicacionais, na qual tenho o prazer e o privilégio de contar com um capítulo da minha autoria, dedicado ao fenómeno do “pós-fake”.

Com o título REALIDADE PÓS-FAKE: UMA VISÃO ATRAVÉS DA ARTE DIGITAL, abordo o conceito de “pós-fake” na era dos prefixos e das buzzwords, apresentando-o como um fenómeno amplamente disseminado, embora desfocado pelo determinismo tecnológico consubstanciado em caixas-negras.

Tem as suas origens na propaganda e na utilização consciente de falácias lógicas e na captura da atenção, com o objetivo de afetar de forma impactante a realidade. Esta análise é conduzida através da arte digital, onde os exemplos de caixas-negras abundam, desde os modernos aplicativos móveis, como o FaceApp ou o TikTok, até ao ubíquo Photoshop. Proponho a utilização artivista do “pós-fake” para a exposição dos meandros internos e ocultos destas caixas-negras, através da sua subversão criativa e utilização crítica, ao serviço de uma melhor e mais transparente comunicação, para a compreensão das estruturas e mecanismos subjacentes às estruturas do tecido social.


pedroveiga

Artist and visionary