έμπνευση, έρευνα, πληροφορίες, δράση, δημιουργία, παρέμβαση, επικοινωνίας – inspiração, investigação, informação, acção, criação, intervenção e comunicação – é a derradeira peça na série Principium, e foi criada como resposta a um desafio académico, de revisitar o processo criativo ao fim de 4 anos, testá-lo e verificar quais as alterações.

Mantendo o mesmo tratamento que as peças anteriores, nesta regista-se a alteração da língua escolhida para o nome (o grego), bem como um enfoque em temas de investigação e pensamento crítico, mais do que no próprio corpo. Assim, a peça está cravejada de referências a temas da actualidade política e social, como a violência, a pobreza, as desigualdades, os maus-tratos a pessoas e animais, a destruição do ambiente, enfim, tudo o que de problemático nos rodeia e a que podemos (infelizmente) habituar-nos, ou então decidir tornar visível e combater.

Esta peça foi produzida no âmbito de uma apresentação realizada por mim na Universidade Fernando Pessoa, durante o I Encontro UFP de Estudos sobre Investigação Criativa, e cujo material de divulgação utilizou também uma peça da série Principium.