A

Live, grow, and flourish.

Vive, cresce e floresce.

Era uma saudação latina corrente, actualmente usada como lema por inúmeras instituições de ensino ou ligadas à vida espiritual.

A ilustração é da autoria de Joseph Maclise, do seu livro “Surgical Anatomy”, de 1859.

anatomyplate2a

No interior do peito encontramos uma imagem intitulada “Conversa Entre Almas”, da autoria do filósofo e místico luterano alemão Jacob Böhme (1575 – 1624), parte da sua obra “Theosophia Revelata”, apenas publicada em 1730. Böhme passou por experiências místicas em toda a sua juventude, culminando numa epifania no ano de 1600 que teria lhe revelado a estrutura espiritual do mundo, assim como as relações entre o Bem e o Mal. Após uma outra visão em 1610, ele começou a escrever sua primeira obra, Aurora (Die Morgenroete im Aufgang), resultante dessa iluminação. O tratado foi publicado e divulgado em forma de manuscrito até que uma cópia caiu nas mãos de Gregorious Ritcher, principal pastor de Görlitz, que o considerou herético e ameaçou exilar Böhme, se ele não parasse de divulgar os seus escritos. Após anos de silêncio, os amigos e patronos de Böhme conseguiram convencê-lo a continuar a escrever e em pouco tempo novas cópias manuscritas começaram a circular. Num um curto período de tempo, entre 1618 e 1624), Böhme produziu uma enorme quantidade de tratados e epístolas, incluindo as suas maiores obras De Signatura Rerum e Misterium Magnum. As obras completas de Böhme só foram publicadas pela primeira vez em 1730.

Gespraech

Outro símbolo comum de metamorfose espiritual é a borboleta, ao entrar para o casulo como larva. feia e lenta, e após um período de encerramento em si mesma emergir como um novo ser, belo, alado e livre das restrições terrenas.

A ilustração é de uma Ornithoptera priamus (O. urvilliana), data de 1849, do “Dictionnaire universel d’histoire naturelle – Atlas Zoologie” e é da autoria de Delarue & Fournier.

dessin_insectes_0173_papillon_ornithoptere_de_durville_-_ornithoptera_urvilliana

Save

Artigos relacionados

Principium

Livro PRINCIPIUM já disponível em duas versões.

O livro PRINCIPIUM reúne pela primeira vez a totalidade da série num único álbum de luxo, com 30cm x 30cm, onde ao longo de sessenta páginas se incluem explicações detalhadas e imagens de referência para Ler mais…

Principium

Principium

Do meu corpo apodrecido irão crescer flores e eu estarei nelas e isso é a eternidade. Edvard Munch

News

Arte digital na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora

De 29 de setembro a 31 de dezembro de 2016 esteve patente na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora a exposição Principium, unindo a impressão digital à realidade aumentada. Integradas na exposição, realizaram-se ainda Ler mais…

%d bloggers like this: