5

Let knowledge grow, let life be enriched.

Que cresça o conhecimento, que se enriqueça a vida.

Lema da Universidade de Chicago.

A ilustração principal provém de um antigo manual de instrução primária francesa, e não tem autoria conhecida.

Image (118) - Systeme nerveux chez l Homme (vue de dos)

A figura encontra-se dentro de um círculo de transmutação. Os círculos de transmutação são normalmente usados pelos alquimistas para levar a cabo a transformação/transmutação da matéria através da alquimia. Desenha-se o círculo numa superfície, e ao centro coloca-se o material a ser transmutado. Seguindo a Lei da Troca Equivalente, onde só se cria algo sacrificando outra coisa de igual valor, o alquimista coloca as mãos sobre o círculo e procura transmutar o objecto em algo novo. A transmutação humana corresponde à busca da Pedra Filosofal, em que o espírito é convertido em algo novo, que pode, posteriormente, inclusivamente afectar a matéria e transmutá-la.

Os símbolos colocados sobre as costas e cabeça são representações de vários conceitos, como sendo o olho dentro de um triângulo ou pirâmide – símbolo do conhecimento, visão espeiritual, visão interior e visão sobre o oculto; o sol e a lua simbolizam o ciclo eterno de dia e noite, de vida e morte; o círculo é um símbolo universal de unidade, de espaço sagrado, do cosmos; o compasso representa o movimento no sentido da perfeição e enquanto criador de círculos representa a energia suprema.

Save

Artigos relacionados

Principium

Livro PRINCIPIUM já disponível em duas versões.

O livro PRINCIPIUM reúne pela primeira vez a totalidade da série num único álbum de luxo, com 30cm x 30cm, onde ao longo de sessenta páginas se incluem explicações detalhadas e imagens de referência para Ler mais…

Principium

Principium

Do meu corpo apodrecido irão crescer flores e eu estarei nelas e isso é a eternidade. Edvard Munch

News

Arte digital na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora

De 29 de setembro a 31 de dezembro de 2016 esteve patente na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora a exposição Principium, unindo a impressão digital à realidade aumentada. Integradas na exposição, realizaram-se ainda Ler mais…

%d bloggers like this: