8

Blessed is the man who finds wisdom.

Abençoado o homem que encontra a sabedoria.

A ilustração base representa o sistema linfático da cabeça, tronco, braço, ante-braço e mão e pertence ao livro “Handbuch der Anatomie des Menschen” (manual de anatomia humana) publicado em 1841 em Leipzig, Alemanha, da autoria do Prof. Dr. Carl Ernest Bock (1809-1874).

22-1_static

No original:

a) Larynx.
b) Trachea.
c) Iliac crest.
d) Pubic symphysis.
e) Anterior superior iliac spine.
f) Clavicle.
g) First rib (s. costa I).
h) m. Frontalis.
i) m. Orbicularis palpebrum.
k) m. Masseter.
l) mm. Zygomatici.
m) m. Orbicularis oris.
n) m. Quadratus menti.
o) m. Triangularis menti.
p) m. Diaphragm.
q) m. Quadratus lumborum.
r) m. Psoas major.
s) m. Iliacus internus.
t) m. Deltoideus.
u) m. Biceps brachii.
v) m. Pectineus.
w) m. Adductor longus.
x) m. Sartorius.
y) m. Rectus femoris.
z) m. Vastus medialis.

709px-1856_Burritt_-_Huntington_Map_of_the_Stars_^_Constellations_of_the_Northern_Hemisphere_-_Geographicus_-_ConstNorth-burritt-1856

A “aura” é composta por este mapa das estrelas do hemisfério norte e foi gravado por W. G. Evans de Nova Iorque para a edição de 1856 do Atlas de Burrit para ilustrar a Geografia dos Céus.

As ilustrações dos colibris não têm atribuição nem data de referência.

Junto às mãos está um modelo tridimensional de um hexacontaedro rômbico (60 faces que são paralelogramas equiláteros com dois ângulos agudos) contendo desenhos de “geometria sagrada”, em que vários símbolos são dispostos de forma regular e simétrica.

Uma das mãos ostenta um olho, na linha da hamsá (literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão), que é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islão como um amuleto contra mau-olhado. Também é conhecida pelos nomes chamsá, mão de Deus, mão de Fátima (a filha preferida de Maomé), olho de Fátima, mão de Miriam (irmã de Moisés e Araão) ou mão de Hamesh.

hamsablue

Também no budismo a Varada Mudra expressa a energia da compaixão, libertação e oferta de aceitação e por isso a mão é frequentemente acompanhada de uma mandala ou um olho na palma para expressar a energia poderosa que emana de um ser iluminado através das suas mãos.

il_570xN.677927630_gxh1

Save

Artigos relacionados

Principium

Livro PRINCIPIUM já disponível em duas versões.

O livro PRINCIPIUM reúne pela primeira vez a totalidade da série num único álbum de luxo, com 30cm x 30cm, onde ao longo de sessenta páginas se incluem explicações detalhadas e imagens de referência para Ler mais…

Principium

Principium

Do meu corpo apodrecido irão crescer flores e eu estarei nelas e isso é a eternidade. Edvard Munch

News

Arte digital na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora

De 29 de setembro a 31 de dezembro de 2016 esteve patente na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, na Amadora a exposição Principium, unindo a impressão digital à realidade aumentada. Integradas na exposição, realizaram-se ainda Ler mais…

%d bloggers like this: